Nossa história

A Vinícola Casa Marques Pereira produz uvas viníferas desde 2004. Vinhos foram produzidos através de parcerias com outras vinícolas e sob supervisão dos enólogos Marcos Vian e Anderson Schmitz, desde a primeira safra em 2005. Inicialmente a intenção era que estes vinhos fossem produzidos para consumo da família e presenteados a amigos e familiares.

No ano de 2015, a partir da aquisição da propriedade da Quinta da Orada e após observar o sucesso dos vinhos produzidos com as uvas da propriedade, surge a decisão de lançar a linha de produtos no mercado. No final de 2016 os vinhos produzidos pela Casa Marques Pereira chegaram em duas linhas: Quinta da Orada e Segredos da Adega, que remete a estes tesouros que por muitos anos estiveram guardados na adega da família. Hoje são produzidos vinhos em quatro linhas: Casa Marques Pereira Reserva, Segredos da Adega Gran Reserva, Exitu Anni e Quinta da Orada no seguimento Premium.

foto
foto
foto
foto
foto

O Terroir

O vinhedo situa-se na cidade de Monte Belo do Sul. O município é o maior produtor per capita de uvas da América Latina. O terroir possui uma área de 15 hectares com altitude mínima de 466 metros e altitude máxima de 543 metros em relação ao nível do mar. Com um clima temperado e úmido, possui um solo profundo, arenoso-argiloso e fértil. Encontra-se sobre um derramamento basáltico com granulares pequenos a médios, mineral que forma cerca de 95% de seu subsolo, sendo o restante composto por rochas ácidas denominadas riolitos, dacitos e riodacitos. Ainda há uma parcela ínfima na composição do solo por cristais de quartzo.

Essa formação, além das características organolépticas que acrescentam a produção das uvas, contribui para uma perfeita drenagem do solo e perfeito amadurecimento dos frutos. O vinhedo conta ainda com uma parcela excepcional que está localizada sobre um veio de pedras semi-preciosas, a parcela, chamada de “Cru Jerivás”, está situada na parte mais alta da propriedade. Curiosamente este local concentra quase toda vegetação de coqueiros Jerivás da propriedade o que rendeu o nome a parcela. Além de um subsolo recheado de ágatas e ametistas é possível ver cristais de quartzo e fragmentos de geodos que afloram sobre a terra naquela área.

foto

Orada

Nas margens da estrada que corta a propriedade existe uma pequena Orada, capela de beira de estrada ou também chamada de Capitel, em estilo neoclássico, símbolo do vinhedo. A edícula foi construída em 1940 pelo então proprietário Salvino Panizzi em homenagem a Santo Antônio. Em 2018, foi publicada em O livro do Capitel, onde reúne histórias dos capiteis construídos na região serrana do estado e suas motivações.

Em regiões remotas como as colônias da serra gaúcha era comum a construção dessas pequenas oradas também conhecidas para as preces do dia a dia. Surgindo assim o nome Quinta da Orada, combinação do símbolo da propriedade com a descendência portuguesa da família Marques Pereira. Dentre as obras de melhoria no vinhedo está a restauração e beneficiamento do entorno da capela para uso da comunidade. Os vinhedos são conduzidos predominantemente pelo sistema de espaldeira, com rendimento limitado a 2 quilos de uva por planta. Através da agricultura convencional integrada maximiza os ganhos em qualidade das plantas aproveitando as virtudes do declive, orientação solar e composição geológica de cada parcela de nossa propriedade.

Loja

Uma casa da década de 50, com localização privilegiada, ao lado da emblemática igreja de Monte Belo do Sul, fica a loja Casa Marques Pereira e Bistrô da Igreja, um espaço que preserva a arquitetura original, fazendo uma releitura dos antigos armazéns.

Com atendimento de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h e finais de semana, das 11h às 18h no sábado e aos domingos das 11h às 17h, sem fechar ao meio dia, o espaço conta com loja de vinhos e degustação orientada além de harmonizações entre queijos e vinhos, para complementar a experiência enogastronômica.

Compre online
foto
×